segunda-feira, 7 de julho de 2008

01 - COLUNAS DE TERRA


O QUE É


COLUNAS DE TERRA é um projecto de parceria entre a ASSOCIAÇÃO BARAFUNDA e a equipa de arquitectos PLANO B ARQUITECTURA.

Pretende-se construir um espaço coberto exterior, um pavilhão, em terreno da Associação Barafunda e para benefício desta.

O sítio é um vale cavado, com cursos de água corrente, aproveitamento agrícola e encontra-se densamente envolvido por um arvoredo de pinheiro e eucalipto.

A ideia geradora da composição espacial deste projecto estabelece uma ligação inequívoca com o território envolvente. Num cenário natural riscado de troncos de árvores, o objecto define-se por um conjunto de elementos verticais – COLUNAS – que pontuam o espaço em continuidade.

Em complemento, a colunata interage com dois planos horizontais: o chão/pavimento – um sobrado de madeira ligeiramente alteado em relação ao solo; e o tecto/cobertura – um entrelaçado de madeira recoberto por uma tela translúcida.

O pavilhão tem de dimensões 9.50 x 4.50 x 3.50 metros (comprimento, largura, altura).


COMO SE FAZ


COLUNAS DE TERRA faz-se num misto de trabalho profissional e de trabalho voluntário (workshop).

Os trabalhos prévios – profissionais – incluem as escavações, as fundações das COLUNAS (em manilhas prefabricadas de betão) e a montagem do sobrado de madeira.

A oficina (workshop) contempla a manufactura das COLUNAS propriamente ditas. O material que as constrói é a TERRA – numa re-interpretação escultórica da arte tradicional local de construir com terra crua (habitualmente na técnica do adobe). Daí o nome do projecto COLUNAS DE TERRA.

Esta oficina está planeada para funcionar em quatro fins-de-semana seguidos (8 dias no total). Abrange várias tarefas, desde a crivagem e mistura da TERRA (saída das escavações) até à sua moldagem na COLUNA.

Esperam-se participantes provenientes sobretudo da comunidade local – ligados à Associação Barafunda - mas igualmente outras pessoas interessadas nos workshops organizados pelo Plano B Arquitectura.

Os trabalhos finais – novamente a executar por profissionais – compreendem a montagem da estrutura de cobertura (em madeira) e o seu revestimento com a tela translúcida.


PARA QUE SERVE


COLUNAS DE TERRA serve para experimentar: arquitectura, construção, espaço, natureza, conhecimento, artes plásticas.

Tem a obra, em seu retorno duas vertentes: a da participação activa dos indivíduos (na comunidade) no processo da sua encenação e a oferta de um palco físico para dar lugar a actividades de índole cultural – exposições, palestras, concertos, espectáculos, mercados, etc.

O local está a uma distância de 3Km do centro da Benedita, percorriveis a pé em 10 minutos (por caminhos através da mata) ou de carro em 5 minutos (por estradas de terra).


Sem comentários:

Contribuintes